Pilates é um método único de condicionamento corporal que combina fortalecimento muscular e flexibilidade com uma técnica respiratória que trabalha a coordenação entre tronco, escápulas e pelve.
Respiração: A respiração é uma atividade automática, necessária e que, como tal, influencia as atividades corporais. O foco na respiração promove atenção, consciência, controle torácico (tronco) e o uso das costelas inferiores, além de melhorar a conexão entre o assoalho pélvico e o diafragma.
Fluidez dos movimentos: A qualidade do movimento está intimamente ligada ao controle. Na prática do Pilates, não deve haver rigidez ou inconsistência e todos os movimentos devem ser suaves e contínuos.
(Fotos do criador do metódo Pilates:Dr. Joseph Pilates)
Precisão: A concentração no movimento correto a cada momento em que realizar os exercícios do Pilates, garante a precisão na execução. Lembre-se sempre que é mais importante a qualidade do movimento do que a quantidade.
Concentração: Este princípio envolve a integração entre o corpo e a mente. Com a prática do Pilates, a concentração nos músculos acentuará a capacidade de realizar os movimentos corretamente. Além disso, pesquisas recentes inferem que quanto maior a concentração nos exercícios, maior serão os resultados obtidos.