Whey protein é suplemento que tem ficado muito popular nas academias e ganhado mais adeptos a cada dia. Mas será que todas as pessoas que começam a fazer atividade física precisam mesmo tomar suplementos?
O whey protein é um suplemento alimentar proteico feito a partir do soro do leite, composto de aminoácidos essenciais como a leucina, BCAA e glutamina. Sua função consistiria, basicamente, de aumentar a massa muscular, recuperar o músculo, reduzir a ruptura muscular após os treinos e aumentar a taxa metabólica.
O uso do suplemento é recomendado para pessoas que estão com déficit nutricional ou para atletas de médio e alto desempenho que não conseguem, apenas por meio da alimentação, ingerir os níveis ideais de proteína ao longo do dia. Mas, para a maioria das pessoas que faz atividade física em academia e tem uma boa alimentação, a suplementação não é necessária.
Não existe uma tabela pronta indicando quantas vezes por dia é indicado o suplemento, pois esse cálculo varia de acordo com o objetivo individual, ingestão diária de proteína, rotina alimentar e estado clinico. Dessa forma, o consumo deve ser avaliado por um nutricionista ou médico nutrólogo, pois eles conseguem identificar a necessidade de proteína extra para cada pessoa, se necessária.
Assim:
• Não se sinta obrigado a tomar whey protein porque outras pessoas tomam. Existe uma indústria grande por trás que quer que você consuma esse tipo de suplemento, que não é barato.
• Alimentação saudável pode suprir suas necessidades diárias de proteína e você pode ter, sim, um bom ganho muscular, sem fazer uso de whey. Alimentos como carnes, peixes, ovos, iogurtes, ricota, soja e feijão também tem uma boa quantidade de proteína.
• Prefira consumir alimentos in natura. Comer comida de verdade e fontes de proteína animal ou vegetal serão sempre as melhores alternativas quando falamos em alimentação saudável. Reforçando: recorremos ao whey protein ou outros suplementos proteicos quando não é possível consumir os alimentos naturais por algum motivo que influencie na sua rotina ou por necessidades individuais baseadas em diagnóstico e prescrição específica.
• Se tem dúvidas se o whey é para você, procure um profissional que irá avaliar a sua rotina e prescrever o tipo e quantidade necessária. Consumir proteína em excesso também tem riscos, como sobrecarga do funcionamento renal e, a longo prazo, levar a doenças renais crônicas.